Dentes amarelos? Hábitos e alimentos que contribuem para o escurecimento dos dentes
São diversos hábitos e problemas por trás dessa transformação, que faz com que o sorriso perca todo o seu encanto, como a diastema por exemplo, e pode afetar fortemente a autoestima da pessoa envolvida.
Qual a causa de dentes amarelados?
Existe uma série de fatores que podem contribuir para o amarelamento dos dentes, mas um que merece maior destaque são as características genéticas, que fazem com que algumas pessoas tenham hereditariamente sua dentição mais escura do que de outros indivíduos.
Isso porque os genes são os responsáveis por determinar a espessura do esmalte do dente, de modo que deixa a dentina em evidência quando é mais fina. Assim, não é possível reverter a situação apenas com uma boa higienização, sendo necessário investir em clareamentos profissionais.
Outra causa é a higiene bucal inadequada, capaz de provocar o desenvolvimento da placa bacteriana, que leva ao surgimento do tártaro e causa essa aparência mais amarelada na arcada.
O envelhecimento também é um fator determinante para o escurecimento da dentição, uma vez que o esmalte se desgasta com o tempo e faz com que os dentes fiquem involuntariamente amarelos.
Ademais, maus hábitos como o uso de cigarros, que contêm componentes químicos que pigmentam os dentes e os deixam amarelados ou com aspecto amarronzado.
Há ainda uma série de alimentos que pigmentam os dentes e devem ser evitados, tais como cafés e chás-pretos e verdes, chocolate, molho de tomate, molho de soja, beterraba, refrigerantes, sucos artificiais, vinho tinto e outras bebidas com pigmento.
O que fazer quando os dentes estão amarelos?
Como mencionamos, mesmo que você invista em uma higiene bucal correta, com o tempo, a coloração de seus dentes pode ser afetada.
Desse modo, é importante realizar um acompanhamento odontológico para receber as orientações mais adequadas quanto à prevenção ou tratamento, para casos de amarelamento por causas genéticas, por exemplo.
Contudo, para além das formas tratamentos estéticos, como o clareamento caseiro ou profissional, além das lentes de contato dental, que são ótimas alternativas para reposicionar os dentes do paciente, é possível clarear os dentes seguindo algumas dicas.
Por exemplo, fazer o uso de cremes dentais com flúor para fortalecer o esmalte dos dentes contra o desgaste, usar enxaguante bucal antisséptico diariamente e incluir na dieta alimentos que sejam ricos em cálcio.
Alimentos que podem contribuir com o clareamento dos dentes
Alguns alimentos podem contribuir para o clareamento natural dos dentes, ou seja, sem que para isso você tenha que recorrer a tratamentos mais invasivos. Portanto, procure incluir na sua alimentação, o gengibre, vegetais como cenoura, pepino e brócolis, além de muitas frutas, como a maçã, a pera e o morango.
No entanto, ressaltamos a importância de manter uma boa higiene bucal e investir na escovação com o uso de fio dental após as refeições para evitar ou reduzir o amarelamento dos dentes, além de visitar regularmente o seu dentista de confiança.